terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Rev. Paulo Fernando, Pastor Superintendente do Distrito do Catete apresenta desafios Missionários para nosso Distrito


(Novembro de 2007)

Um primeiro rascunho para nossa discussão e caminhada missionária enquanto distrito do Catete.

I - O município do Rio de Janeiro é dividido em 160 bairros, agrupados em 33 regiões administrativas. A cidade conta com 19 subprefeituras.
Em nosso Distrito estão:
1 - a Zona Sul da cidade que vai do Bairro da Glória até São Conrado;
2 - os bairros que integram a chamada Grande Tijuca;
3 - os bairros que integram o chamado Grande Méier (que vai até os limites de Cascadura de um lado, Bom Sucesso do outro)
4 - os bairros que integram o chamado Centro da Cidade.

II - Há informações sobre esses bairros no Plano Estratégico II - Resultados - Planos Estratégicos Regionais - Centro - Apresentação, que pode ser lido em http://www.rio.rj.gov.br/planoestrategico/interna.php?n0=1&n1=4&n2=6&rn0=4&rn1=1&PHPSESSID=130aaa01c57c110e354a8918e7020a38

Apresentação do tal Plano Estratégico:
1) A Região Centro:

Cobre uma área de 3.285 hectares (1), na qual residem 268.280 habitantes, segundo o Censo 2000. Sua densidade bruta de 81,7 habitantes por hectare é a sexta maior entre as 12 regiões do Plano Estratégico que compõem o Município do Rio de Janeiro.

É formada por 14 bairros:
- Benfica,
- Caju,
- Catumbi,
- Centro,
- Cidade Nova,
- Estácio,
- Gamboa,
- Mangueira,
- Paquetá,
- Rio Comprido,
- Santa Teresa,
- Santo Cristo,
- São Cristóvão
- e Saúde.

OBS: Há nessa região várias favelas, entre as quais:
- Providência
- Pinto
- Mangueira
- Conceição

A atividade econômica da Região é composta por cerca de 21.800 estabelecimentos, 87,8% dos quais são do segmento de comércio e serviços, empregando aproximadamente 327 mil pessoas. O volume de negócios gera R$ 1,8 bilhão de ICMS (US$ 1,6 bilhão)(2), a maior arrecadação de todo o Município.

A Região está classificada como de médio-alto desenvolvimento humano segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH=0,829), e ocupa a 7ª posição quando consideradas todas as 12 regiões do Plano Estratégico. Entre as dimensões que compõem o IDH, é a 6ª colocada em longevidade (IDH-L=0,782), 9ª em educação (IDH-E=0,918) e 7ª em renda (IDH-R=0,786).
Os dados demográficos indicam que a população da Região decresceu à taxa de 13%, no período 1991/2000, o equivalente à perda de 35.415 moradores, a maior entre todas as regiões da cidade. Em alguns bairros essa perda foi muito elevada, como Mangueira (29%), Santo Cristo (28%) e Centro (25%). A Cidade Nova foi o bairro que mais perdeu população em termos relativos (48%), considerando-se tanto a Região como o Município.

Estudos do Plano Estratégico indicaram que o fluxo migratório, com uma taxa estimada de 10% no período 1996/2000, foi o principal responsável pela perda de população da Região. Os bairros que mais sofreram perda pelo fluxo migratório foram Rio Comprido (21%), Saúde (20%), Santo Cristo (19%), Mangueira (13%) e Cidade Nova (11%). A Ilha de Paquetá recebeu um fluxo migratório positivo de cerca de 19%, no mesmo período.

2) A ÁREA DA GRANDE TIJUCA
A Grande Tijuca é como se denomina a junção dos 11 bairros
- Tijuca,
- Praça da Bandeira,
- Rio Comprido,
- Alto da Boa Vista,
- Andaraí,
- Usina,
- Muda,
- Grajaú,
- Vila Isabel,
- Maracanã e
- Aldeia Campista, todos localizados na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.



A região tem média de 367.000 habitantes e engloba a elite da Zona Norte, já que seus moradores são de classe média e média-alta. Conta com ótimos serviços de transporte, comércio, hospitais, escolas e universidades. Nela localizam-se os shoppings Tijuca, Iguatemi, Tijuca Off-Shopping e Shopping 45.
A Grande Tijuca já foi considerado como sendo um único bairro que no passado era chamado de Engenho Velho.


3) A ÁREA DO GRANDE MÉIER
O Grande Méier engloba bairros do subúrbio carioca que ficam no entorno do Méier, tradicional e importante pólo comercial do Rio de Janeiro. Na época do Império a região era ocupada por plantações de cana de açúcar e engenhos. Sua urbanização começou com o surgimento da Estrada de Ferro Central do Brasil. Ultimamente vem observando um nítido progresso com o surgimento de novos e modernos lançamentos imobiliários além de unidades de saúde particulares de alto padrão profissional e arquitetônico. Esse acelerado desenvolvimento ocorre principalmente por conta da Linha Amarela,inaugurada em 1997, e do Engenhão, inaugurado, em 2007.

São bairros do Grande Méier (11):
Engenho de Dentro
Abolição
Cachambi
Piedade
Encantado
Riachuelo
Engenho Novo
Lins de Vasconcelos
Pilares
Todos os Santos
Água Santa

4) ZONA SUL
A Zona Sul carioca se destaca por abrigar os maiores e melhores atrativos do Rio de Janeiro. É a parte da cidade onde se concentra a população com maior renda, embora diferenças existam na sua composição. Da região da Glória a uma parte de Copacabana, passando por Botafogo, há a predominância de famílias da classe média e média-alta, enquanto que nos bairros banhados pela Lagoa Rodrigo de Freitas e pelo Oceano Atlântico a predominância seja da classe média-alta e da alta, devido ao fato de locais serem mais sofisticados que em relação aos outros (Ipanema e Leblon como exemplo), tornando-se assim uma região cara. A parte humilde da Zona Sul pode ser encontrada na região do Vidigal e da Rocinha, que se localizam no eixo de conexão com as zonas Sul e Oeste da cidade.
Bairros da Zona Sul:
Arpoador
Botafogo (Cidade do Rio de Janeiro)
Catete
Cosme Velho
Flamengo (Cidade do Rio de Janeiro)
Glória (Cidade do Rio de Janeiro)
Gávea (Cidade do Rio de Janeiro)
Humaitá (Cidade do Rio de Janeiro)
Ipanema (Cidade do Rio de Janeiro)
Jardim Botânico (Cidade do Rio de Janeiro)
Lagoa (Cidade do Rio de Janeiro)
Laranjeiras (Cidade do Rio de Janeiro)
Largo do Machado
Leblon
Leme (Cidade do Rio de Janeiro)
Rocinha
São Conrado (Cidade do Rio de Janeiro)
Urca
Vidigal



OPÇÕES PARA NOVAS FRENTES MISSIONÁRIAS JÁ A PARTIR DE 2008 SERIAM:
Diante do exposto devemos optar por algumas prioridades. Termos uma prioridade em cada uma das áreas geográficas de nosso Distrito.

1 - Bairro de Fátima - o poder público retirou a penitenciária Frei Caneca do Centro do Rio e o projeto agora é revitalizar aquela área toda construindo imóveis para classe média.

2 - Engenho de Dentro
O Engenho de Dentro é um bairro da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. É um dos que formam a região do Grande Méier.
A sua origem remonta à época colonial, quando suas terras sediavam um engenho de açúcar que lhe deu o nome.
Desenvolveu-se, na segunda metade do século XIX, a partir da implantação da antiga Estrada de Ferro Pedro II (após a proclamação da República Estrada de Ferro Central do Brasil), que aqui ergueu um galpão de pintura de carros, atual Museu do Trem.
Além do Museu do Trem, o bairro também conta com o Museu de Imagens do Inconsciente, localizado no Instituto Nise da Silveira.
No bairro, que é cortado pela Linha Amarela, está situado o Estádio do Botafogo de Futebol e Regatas, o Engenhão ou ainda Estádio Olímpico João Havelange, que sediou as competições de futebol e atletismo no Pan 2007 no Rio de Janeiro. Neste bairro temos a Rua Camarista Méier, esta Rua teve este nome em homenagem ao camareiro da época da proclamação da República, por pertencer a familia (MÉIER)e ser o (CAMAREIRO) oficial dos feudais da época .

3 - Betel Tijuca ou Tijuca II ou Maracanã
A Igreja Metodista da Tijuca está bem próxima do Largo da Segunda-Feira, que é a divisa do bairro da Tijuca com o bairro do Maracanã, próxima também do Bairro do Estácio.

É possível termos uma outra igreja metodista no bairro da Tijuca, na outra extremidade do bairro, ou seja, entre a Rua Uruguai e os bairros da Usina e da Muda. O ideal seria uma nova igreja nas esquinas da Rua Uruguai com a Conde de Bonfim.

Uma outra possibilidade seria uma igreja no bairro do Maracanã, do lado extremo ao local onde hoje está a Igreja da Tijuca.

Teríamos então a Tijuca II ou Betel Tijuca.


4 - Ipanema, Leblon ou São Conrado.
Na área da Zona Sul, precisamos ter uma igreja viva e forte em Ipanema. E como alternativa missionária abrirmos uma Igreja no Leblon (que não fica tão próximo do Jardim Botânico) ou uma Igreja em São Conrado.

Nenhum comentário: