quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

História da Igreja Metodista do Catete


PRIMÓRDIOS DO METODISMO NO CATETE
Após a vinda ao Rio de Janeiro do Rev. F. E. Pitts em 1835 para avaliar a possibilidade de se estabelecer um trabalho metodista, a Igreja dos Estados Unidos enviou o Rev. Justin R. Spaulding em 29/04/1836, que no mesmo ano fundou no bairro do Catete a primeira Escola Dominical.Por causa da guerra civil nos Estados Unidos e outras razões, os missionários americanos regressaram à pátria, deixando aqui a semente do metodismo, principalmente com a família da Srª. Walker, que foi um elo vivo até a instalação definitiva do metodismo no Brasil.


1878 - NASCE A IGREJA NO CATETE
A sede da Missão Brasileira da Igreja Metodista Episcopal do Sul foi fixada no Rio de Janeiro, no início do ano de 1878, tendo como Superintendente da Missão o Rev. John James Ranson, que alugou uma casa na Rua do Catete nº 175, onde instalou uma igreja, e posteriormente trabalhos na Rua Sta.Cristina (Glória/St.Teresa) e Rua São Clemente no bairro de Botafogo.


1882 - A CAPELA HISTÓRICA
Tendo sido adquirido um terreno no Largo do Catete (hoje Praça José de Alencar) às margens do Rio Carioca, foi construído no local o primeiro templo metodista do Brasil em alvenaria e a primeira igreja desde a instalação da Missão Metodista no país. A inauguração aconteceu em setembro de 1882 pelo Rev. J. J. Ranson e o Rev. J. L. Kennedy. A igreja contava com 71 membros. Este templo constitui hoje a Capela Histórica.


1886 – CONSTRUÇÃO DO ATUAL TEMPLO
Ao lado da capela histórica, foi construído o atual templo que foi inaugurado em 5 de setembro de 1886, no pastorado do Rev. James L. Kennedy, com a presença do Rev. J. C. Grambery, da Igreja Norte-americana, que pregou o sermão inaugural e, no dia 16 do mesmo mês, abriu a Conferência Anual Brasileira da Igreja Metodista Episcopal do Sul.


Templo Atual - 2007
O templo é projetado e construído pelo arquiteto Antonio Januzzi, é de alvenaria de pedras, em estilo neo-clássico com elementos do gótico inglês. Houve muitos contratempos durante a construção pois na época era proibido, por leis Imperiais e Municipais, edificações com aspectos eclesiásticos que não fossem da Igreja Católica Romana. A fachada lembrava uma torre, onde havia, na parte superior, uma abertura circular com vitral, que poderia ser utilizada para instalação de um sino, além dos elementos góticos que davam ao edifício um aspecto eclesiástico. Apesar de todas as dificuldades, o templo foi concluído e inaugurado em 1886, levando ainda mais dois anos para ser aprovado pelo Conselho Municipal.


1997 – CATEDRAL METODISTA DO RIO DE JANEIRO
Em 1997 a Igreja Metodista no Catete foi reconhecida pelo Colégio Episcopal da Igreja Metodista como Catedral Metodista do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: