terça-feira, 1 de janeiro de 2008

DOCUMENTO HISTÓRICO: Planejamento do Distrito para o ano 2000

PLANEJAMENTO PARA O DISTRITO DO CATETE - 2000


1 – REUNIÕES DA CODIAM – 1 vez a cada 2 meses, sempre nos 4ºs sábados dos meses pares.

OBS: Para a próxima reunião da CODIAM, que terá a finalidade de fechar a agenda de trabalhos do Distrito do Catete, fica aprovado que o Superintendente Distrital estará convidando para a reunião os coordenadores(as) dos Departamentos Distritais, o Coordenador do Grupo de Trabalho da Consulta Missionária Distrital e os representantes das Federações e do Departamento Regional de Trabalho com Crianças.

2 – REUNIÕES DOS PASTORES/AS – 1 vez a cada 2 meses, sempre nos 4ºs sábados dos meses ímpares.

3 – REUNIÕES DE PASTORES E FAMILIARES – nos sábados 27 de maio, 26 de agosto e 16 de dezembro.

4 – REUNIÕES DO CONCÍLIO DISTRITAL – 26 de fevereiro nas dependências do Instituto Central do Povo.
OBS: Agenda Básica: Plano de Ação Missionária do Distrito, Orçamento-Programa e Agenda.

5 – 1ª CONFERÊNCIA MISSIONÁRIA DO DISTRITO DO CATETE – no sábado 3 de junho. Participam pastores, coordenadores de Ministérios de Expansão Missionária e outros representantes das Igrejas, congregações e instituições localizadas na área paroquial do nosso Distrito.

O Objetivo é fazer uma espécie de radiografia da realidade sócio-política, econômica e religiosa dos bairros e populações localizados na área geogrática do que nós Metodistas chamamos de Distrito do Catete.

Mas além de conhecermos a realidade que nos cerca, a Conferência Missionária deve nos ajudar, natural e obrigatoria e concretamente, a identificar desafios e oportunidades missionárias para as Igrejas do Distrito do Catete, através da eleição de um Plano de Ação Missionária para o Distrito a ser desenvolvido pelo menos nos próximos 5 anos (curto, médio e longo prazos!).

6 – 1ª CONFERÊNCIA DISTRITAL SOBRE ESCOLA DOMINICAL – no sábado 18 de novembro.

7 – INSTITUIÇÕES REGIONAIS, DISTRITAIS E LOCAIS (cf. Cânones artigo 184 # 1º, #2º e 3º ) – Devemos promover a oração, participação e integração das instituições regionais localizadas na área geográfica correspondente ao Distrito do Catete com as igrejas e projeto missionário do Distrito. Sobretudo o Centro Comunitário da Rocinha e o Instituto Central do Povo. Devemos buscar uma parceria com o IMAS de tal modo que esta instituição seja centro de promoção e referência de serviços sociais e comunitários do Distrito. Quanto ao Bennett, buscaremos uma parceria no sentido da instituição nos dar suporte humano e tecnológico em projetos de interesse do Distrito previamente definidos.

8 – CAMPOS MISSIONÁRIOS DISTRITAIS:
- CAMPO MISSIONÁRIO BETESDA DE BOTAFOGO (obrigatoriamente localizada no miolo do bairro de Botafogo entre a praia e as ruas Voluntários da Pátria e São Clemente).

- CAMPO MISSIONÁRIO BETUEL (compreendendo as áreas do Jardim Oceânico e Tangará, na Barra da Tijuca, e Recreio dos Bandeirantes).

OBS 1: A CODIAM entende que os Campos Missionários Distritais devem estar ligados diretamente ao Superintendente Distrital, responsável pela designação dos obreiros(as) clérigos ou leigos que neles trabalharão. Sugere-se um equipe de 3 obreiros(as) para o Campo Missionário de Betuel e um obreiro(a) para o Campo Missionário Betesda de Botafogo.

OBS 2: Recomenda-se também que os Campos Missionários Distritais devam estar preferencialmente vinculados a uma Igreja Local ou a um colegiado de Igrejas Locais, responsáveis por gerenciá-los, desenvolvendo-os e injetando-lhes recursos humanos e financeiros, sob a coordenação do Superintendente Distrital.

9 – BOLETIM DO DISTRITO:
a) Nome: ELO
b) Responsáveis
c) Periodicidade: mensal
d) Objetivos:
- informar e integrar pastores(as), família pastoral, igrejas locais;
- promover as programações das Igrejas Locais, Distrito e Região.
- divulgar congregações e trabalhos missionários das Igrejas do Distrito.

OBS: A primeira edição, a ser lançada no sábado 26 de fevereiro durante o Concílio Distrital, será redigida excepcionalmente pelo Pr. Ronan Boechat de Amorim.

10 – ESTRUTURA BÁSICA DO DISTRITO
A ESTRUTURA DO Distrito compreende 4 departamentos com serviços de áreas básicas da vida e missão da Igreja. Esses departamentos desenvolverão pastorais de suporte para as Igrejas locais e serviços em parceria com uma ou mais Igreja Local. Dentro de cada departamento a CODIAM estabelece pastorais e projetos prioritários, a saber:

A) Departamento de Avivamento e Expansão Missionária:
a) Coordenador(a):
b) Equipe:
c) Objetivos:
d) Plano de ação:
e) Agenda/cronograma:
f) Reuniões regulares:
g) PASTORAIS E PROJETOS PRIORITÁRIOS:

AEM.1 - Pastoral de Promoção e Suporte à Expansão Missionária.
Objetivos:
1- reunir coordenadores de ministérios de expansão missionária, evangelistas, dirigentes de congregações e frentes missionárias;
2- promover o despertamento e o avivamento das Igrejas para a missão, estabelecendo para tanto projeto de capacitação, suporte e acompanhamento às Igrejas locais;
3- promover, sempre que possível, a integração de planos e recursos missionários das Igrejas Locais através de parcerias missionárias, inclusive através dos chamados “colegiados” (cf. Cânones artigo 178) entre duas ou mais igrejas em projetos estratégicos, seja de avanço missionário, criação e manutenção de congregações, serviços de ação social, serviços na área de docência, suporte administrativo, etc;
4 - promover e dar suporte à 1ª Convenção Missionária do Distrito do Catete visando o levantamento de desafios, prioridades e estratégias missionárias para o Distrito.

propor à CODIAM a criação de Campos Missionários Distritais, a serem geridos e sustentados pelas Igrejas do Distrito; etc...

AEM.2 - Pastoral de Favelas.
Objetivos:
1 – promover a parceria e aporte de recursos das Igrejas do Distrito às frentes missionárias em favelas localizadas na área geográfica do Distrito do Catete;
2 – encontros que promovam a integração, cooperação e o desenvolvimento missionário entre Igrejas e crentes que trabalham em favelas; etc...

AEM.3 - Semana de Oração pela Unidade Dos Cristãos – promover material e programa da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

AEM.4 – Outros projetos: promoção de Vigílias, encontros de avivamento, concentrações evangelísticas, divulgação e apoio aos trabalhos missionários já existentes das Igrejas Locais, etc...


B) Departamento de Ação Docente:
a) Coordenador(a):
b) Equipe:
c) Objetivos:
d) Plano de ação:
e) Agenda/cronograma:
f) Reuniões regulares:
g) PASTORAIS E PROJETOS PRIORITÁRIOS:

AD.1 - Pastoral da Criança.
Objetivos:
1 – reconhecer, priorizar, promover e orientar o trabalho feito pelas representantes no Distrito do Departamento Regional de Trabalho com Crianças.
2 – promover uma ação pastoral junto às crianças empobrecidas.

AD.2 - Pastoral da Mocidade.
Objetivos:
1 – reconhecer, priorizar, promover e orientar o trabalho feito pelos representantes no Distrito das Federações de Jovens e Juvenis.
2 – promover uma ação pastoral junto à mocidade das Igrejas Locais visando o despertamento para o serviço ministerial e a prevenção do uso de drogas.

AD.3 - Pastoral da Escola Dominical.
Objetivos:
1 – avaliar o uso da literatura oficial metodista nas Escolas Dominicais e avaliar a literatura oficial metodista, promovendo os devidos desdobramentos;
2 – promover a 1ª Conferência Distrital para revitalização da Escola Dominical; etc...

AD.4 – Outros Projetos: Programa de Capacitação de Leigos
C – Departamento de Comunicação e Promoção de Eventos
a) Coordenador(a):
b) Equipe:
c) Objetivos:
d) Plano de ação:
e) Agenda/cronograma:
f) Reuniões regulares:
g) PROJETOS PRIORITÁRIOS:

CPE.1 – ELO, o boletim distrital mensal

CPE.2 – Home Page do Distrito – estudar viabilidade da criação de uma home page (página na internet) do Distrito, das Igrejas do Distritos e programações.

CPE.3 – Programa Radiofônico – estudar a viabilidade de um programa radiofônico das Igrejas do Distrito.

CPE.4 – Material de Propaganda e promoção de Eventos – produzir folhetos, cartazes, etc... para divulgação e promoção de programas (atividades e serviços) do Distrito.

D – Departamento de Ação Social:
a) Coordenador(a):
b) Equipe:
c) Objetivos:
d) Plano de ação:
e) Agenda/cronograma:
f) Reuniões regulares:
g) PASTORAIS E PROJETOS PRIORITÁRIOS:
AS.1 - Pastoral da Criança. Objetivos:
1 – reconhecer, priorizar, promover e orientar o trabalho feito pelas representantes no Distrito do Departamento Regional de Trabalho com Crianças.
2 – promover uma ação pastoral junto às crianças empobrecidas.

AS.2 - Pastoral da Terceira Idade.
Objetivos:
1 – levantar e promover os diversos trabalhos feitos com pessoas da 3ª idade nas Igrejas Locais do Distrito;
2 – promover uma ação pastoral junto às Igrejas Locais para que todas tenham um trabalho para pessoas de 3ª idade.

AS.3 - Pastoral da Família.
Objetivos:
1 – promover o despertamento das igrejas locais para o exercício de um ministério pastoral às famílias da própria Igreja e das comunidades adjacentes;
2- preparar pessoas para o serviço de promover uma reflexão sobre papéis, relacionamentos interpessoais e valores junto à família;
3- promover o serviço de acompanhamento, aconselhamento e “terapêutico” na família (entre marido e mulher, pais e filhos, etc...), particularmente junto à famílias em crise e desestruturando-se.

AS.4 – Parceria com IMAS e Bennett – buscar uma parceria de serviços e recursos com as instituições Regionais localizadas na área geográfica do Distrito.

AS.5 – Outros projetos missionárias de Ação Social - estudar a viabilidade de atendimento/serviços a quatro grupos sociais marginalizados: mendigos, dependentes químicos, encarcerados e prostituição (particularmente a prostituição infantil)



AGENDA 2000

DATAS JÁ DEFINIDAS .

FEVEREIRO
05, 9h às 11h – 1ª reunião da CODIAM na Igreja de Vila Isabel
26, 9h – Reunião extraordinária do Concílio Distrital no Instituto Central do Povo (a confirmar)
26 – Lançamento da 1ª edição do ELO, o boletim do Distrito do Catete

MARÇO
18 – 1ª Oficina de Música para Crianças (Igreja de Vila Isabel) – Depto Regional de Trabalho com Crianças
25, 9h – 1º Encontro de Pastores e Pastoras

ABRIL
1 – 1º Encontro Distrital de Pessoas que trabalham com Crianças
15 – 2ª Oficina de Música para Crianças (Igreja de Vila Isabel) – Depto Regional de Trabalho com Crianças
15, das 7h às 11h – Vigília do Coração Aquecido (término com desjejum)
15 – Consagração do Plano de Ação Missionária, da coordenação e equipes dos Departamentos Distritais e dos Campos Missionários Distritais e seus obreiros(as), e do Grupo de Trabalho que está organizando a 1ª Consulta Missionária Distrital.
21 – apoio à festa do Instituto Metodista Carlota Pereira Louro
29 de abril, 9h – 2ª Reunião da CODIAM

MAIO
1 – apoio à festa do Instituto Metodista Ana Gonzaga (IMAG)
19 a 21 – Encontro Regional de Pessoas que trabalham com Crianças (Clay)
20 – Dia de oração pelo pastor(a) e sua família com celebração de culto nas Igrejas Locais de ação de graças pela vida do pastor e sua família.
24, 20h – Culto Distrital pelo Dia do Metodismo (no Bennett, a confirmar)
26, 9h – 1º Encontro de Pastores(as) e família (com almoço)

JUNHO
03 – 1ª Conferência Missionária do Distrito do Catete
4 a 11 de junho – Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos
24 de junho, 9h – 3ª reunião da CODIAM

JULHO
22 de julho, 10h – 2º Encontro de Pastores e Pastoras
29 – Encontro Distrital de Famílias (no Bennett, a confirmar)

AGOSTO
26 de agosto, 9h às 10h – 4ª reunião da CODIAM
26 de agosto, 10h – 2º Encontro de Pastores(as) e família (com almoço)

SETEMBRO
2 – Programação especial de celebração da Autonomia da Igreja Metodista
7 a 9 – VI Encontro Nacional de Avivamento (ENAVI)
23 – 2º Encontro Distrital de Pessoas que trabalham com Crianças
23, 9h – 3º Encontro de Pastores e Pastoras
30 – Encontro Distrital de pessoas da Terceira Idade

OUTUBRO
28, 9h – 5ª reunião da CODIAM.
30, 20h – Programa especial pelo dia da Reforma Protestante
27 a 29 de outubro – Encontro Regional de Crianças (Clay)

NOVEMBRO
18, 9h às 16h – 1ª Conferência Distrital sobre Escola Dominical
25, 9h – 4º Encontro de Pastores e Pastoras’;;p;;;jj

DEZEMBRO
16, 9h – 3º Encontro de Pastores(as) e família (com almoço)

Nenhum comentário: