sábado, 17 de abril de 2010

Versão final das nomeações episcopais para as igrejas do Distrito do Catete

DISTRITO DO CATETE

Superintendente Distrital: Rev. Antonio Faleiro Sobrinho


Abaixo o nome das igrejas, os respectivos pastores, modo de dedicação (parcial ou integral), há quanto tempo está nomeado para a referida igreja e status da nomeação (titular ou ajudante)

CATETE
Marco Antonio de Oliveira, Presbítero Ativo, Tempo Integral, (5), Titular
Filipe Pereira de Mesquita, Presbítero Ativo, Tempo Parcial, (5) Coadjutor
Sérgio Ovídio Wermelinger Goulart, Presbítero Ativo, Tempo Parcial, (3), Coadjutor

Congregação de Morro Azul
Marco Antonio de Oliveira, Presbítero Ativo, Tempo Integral

Congregação de Bairro de Fátima
Ricardo Lisboa Lundgren Araújo, Presbítero Ativo, Tempo Parcial, (6), Coadjutor

COPACABANA
Weber Barbosa Chaves, Presbítero Ativo, Tempo Integral, (8), Titular
Jonas Falleiro Júnior, Presbítero Ativo, Tempo Parcial, (3), Coadjutor

GAMBOA (SÃO JOÃO)
Paulo César de Macedo Lima, Presbítero Ativo, Tempo Integral, (3)

JARDIM BOTÂNICO
Jorge Rodrigues da Cruz Filho, Presbítero Ativo, Tempo Integral, (3), Titular
Douglas dos Santos Marins, Aspirante ao Presbiterado, Tempo Parcial, (2), Ajudante

CAMPO MISSIONÁRIO DISTRITAL DE LINS
Luiz Daniel Nascimento, Presbítero Ativo, Tempo Parcial, (2)

ROCINHA
Marcos César Ozório, Presbítero Ativo, Tempo Integral, (8) Titular
Rafael Gomes de Aguiar, Presbítero Ativo, Tempo Parcial, (1) Coadjutor

TIJUCA
Elias José da Silva Filho, Presbítero Ativo, Tempo Integral, (7), Titular
João Luiz de Barros Teixeira, Presbítero Ativo, Tempo Parcial, (1) Coadjutor

VIDIGAL
Roberto de Carvalho Rocha, Presbiterado Ativo, Tempo Parcial, (3)

VILA ISABEL
Ronan Boechat de Amorim, Presbítero Ativo, Tempo Integral, (15), Titular
Adilson Nunes Monteiro, Presbítero Ativo, Tempo Parcial, (15), Coadjutor
Luciano Pereira Vergara, Presbítero Ativo, Tempo Parcial, (8), Coadjutor

Congregação do Grajaú
Rubem Lopes de Almeida, Presbítero Ativo, Tempo Parcial, (8), Coadjutor

CAMPO MISSIONÁRIO DISTRITAL EM BOTAFOGO
Antonio Faleiro Sobrinho, Presbítero Ativo, Tempo Integral, (9), Titular
Clóvis de Oliveira Paradela, Pastor Ativo, Tempo Parcial, (4), Ajudante
Luciano Ribeiro da Silva Oliveira, Aspirante ao Presbiterado, Tempo Parcial, (1) Ajudante
Edson Fernandes da Costa, Aspirante ao Presbiterado, Tempo Parcial, (1), Ajudante, Sem ônus.

Ponto Missionário do Leme
Rodolfo de Castro Salvato, Presbítero Ativo, Tempo Parcial, (2), Coadjutor

CAMPO MISSIONÁRIO DISTRITAL EM IPANEMA
Orlando Amaral, Pastor Ativo, Tempo Parcial, (16)

OBS 1: A Igreja Metodista de Vila Isabel tem uma Congregação no Cocotá, na Ilha do Governador, no distrito da Penha.

OBS 2: O Campo Missionário de Botafogo tem uma Congregação no Engenho Novo.

CODIAM delimita área geográfica do Distrito do Catete

A Coordenação Distrital de Ação Missionária do Distrito do Catete em sua reunião de 12 de abril delimitou a área geográfica do Distrito, que é integrado pelos seguintes bairros da cidade do Rio de Janeiro:

1 - Água Santa,
2 - Alto da Boa Vista,
3 - Andaraí,
4 - Bairro de Fátima,
5 - Benfica,
6 - Botafogo,
7 - Caju,
8 - Catete,
9 - Catumbi,
10 - Centro da cidade,
11 - Copacabana,
12 - Cosme Velho,
13 - Engenho Novo,
14 - Estácio
15 - Flamengo,
16 - Gamboa,
17 - Gávea,
18 - Glória,
19 - Grajaú (inclusive as comunidades da estrada Grajaú-Jacarepaguá),Lagoa,
20 - Ilha de Paquetá,
21 - Ipanema,
22 - Jardim Botânico,
23 - Lapa,
24 - Laranjeiras,
25 - Leblon,
26 - Leme,
27 - Lins de Vasconcelos,
28 - Mangueira,
29 - Maracanã,
30 - Méier (entre a linha do trem e o Lins),
31 - Muda,
32 - Riachuelo,
33 - Rio Comprido
34 - Rocha,
35 - Rocinha,
36 - Sampaio,
37 - Santa Tereza,
38 - Santo Cristo,
39 - São Conrado,
40 - São Cristóvão,
41 - Tijuca,
42 - Triagem,
43 - Urca,
44 - Usina,
45 - Vasco da Gama,
46 - Vidigal,
47 - Vila Isabel.

A idéia de identificar a área geográfica correspondente ao distrito é para identificar as áreas que também são nossos desafios missionários. Como se diz, "longe dos olhos, longe do coração" e da ação missionária.


e .

Minuta da reunião da CODIAM de 12 de abril de 2010 - Distrito do Catete

A Coordenação Distrital de Ação Missionária (CODIAM) reunida na última 2ª-feira, dia 12 de abril, e:
a) reelegeu o Pastor Luiz Daniel, da Igreja do Lins, como tesoureiro do Distrito;
b) reelegeu o Pastor Luciano Vergara, de Vila Isabel, como secretário da CODIAM;
c) solicitará à administração regional uma verba mensal de 3 mil reais para serem usados a partir de maio próximo em projetos missionários do Distrito;
d) solicitará à administração regional que os recursos excedentes à oferta missionária nacional (já com os valores regionais incluídos!) das igrejas do Distrito sejam destinados aos projetos missionários do Distrito, particularmente o Campo Missionário Distrital de Betel Tijuca;
e) solicitará aos pastores e CLAMs das igrejas do Distrito o levantamento de uma oferta missionária mensal num domingo por três meses (com um alvo de 15 mil para reforma do imóvel e aquisição de equipamentos para o Campo Missionário Betel Tijuca);
f) aprovou a abertura de um campo missionário a cada 6 meses, e elegeu como prioridades para abertura de novos Campos Missionários distritais, logo após o Betel Tijuca, os bairros de Santo Cristo (Praça da Harmonia), Catumbi e São Cristóvão.
g) delimitou a área geográfica do Distrito do Catete, a partir das atuais igrejas do distrito e suas respectivas áreas de influência, como sendo é integrado pelos bairros de São Conrado, Rocinha, Vidigal, Leblon, Ipanema, Gávea, Copacabana, Lagoa, Jardim Botânico, Leme, Urca, Botafogo, Flamengo, Catete, Glória, Santa Tereza, Cosme Velho, Laranjeiras, centro da cidade, Lapa, Bairro de Fátima, Catumbi, Gamboa, Santo Cristo, Caju, Ilha de Paquetá, Benfica, Mangueira, São Cristóvão, Vasco da Gama, Triagem, Riachuelo, Sampaio, Rocha, Vila Isabel, Andaraí, Engenho Novo, Méier (entre a linha do trem e o Lins), Lins de Vasconcelos, Água Santa, Grajaú, comunidades da estrada Grajaú-Jacarepaguá, Tijuca, Maracanã, Muda, Usina, Alto da Boa Vista, Estácio e Rio Comprido.
h) decidiu dinamizar o Núcleo de Capacitação de Obreiros que hoje funciona apenas na Igreja de Vila Isabel;
i) aprovou nova reunião para 31 de maio onde serão discutidos o projeto de capacitação e ação docente e a formulação da agenda do distrito no qual estarão particularmente datas das agendas das igrejas locais.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010


Cinquenta dias após a morte de Jesus é dado o Pentecostes. Jesus morto e ressuscitado é apresentado aos Judeus com a descida do Espírito Santo, através do discurso de Pedro (At 2).

1ª Ruptura- A mensagem evangélica não está presa à Jerusalém. Esta igreja enfatizada no pentecostes tinha um motivo a mais, a volta de Jesus Cristo. Não se prendiam a bens, não havia materialismo, a vivência era tão saudável que muitos se agregavam. Em At 6, as missões e decisões eram fundamentalmente democráticas.

2º Ruptura - O Evangelho em Samaria. Paulo, que era perseguidor, passa agora a ser perseguido. Não era necessário fazer-se judeu para ser discípulo de Jesus (At 8.10).

Pedro, quando o lençol se baixa estava em pleno êxtase, sua oração era mais de tradição, que não percebe o milagre do Senhor ao oferecer-lhe um alimento, ainda dizia que o alimento era impuro. A partir de então, a salvação não era privilégio apenas dos judeus. Quando a igreja chega aos gentios os judeus questionam.

Concílio de Jerusalém (At 15) - Por volta de 48 A.D. Pedro, Tiago e João contam as suas experiências. Podemos dizer que prevaleceu tradicionalismo judáicos

A igreja se expande com Paulo (Macedônia - At 16.9)

Paulo segue para Atenas (At 17.15) e tem uma tremenda decepção. E assim segue-se com sua segunda e terceira viagens à Macedônia, Grécia, Asia Menor.

Durante muitos anos os cristãos não relacionavam política à fé. Diante à sua prisão e condenação em Roma, Paulo busca seus direitos como cidadão romano (64 A.D.). Nero incendeia Roma e culpa os cristãos e os persegue. Em 66 desencadeia-se uma revolta judáica que culmina em 70 A.D. O General Tito é designado Imperador e vai dizimar os revoltosos. Por Quê? "Não ficará pedra sobre pedra". Pois quando os soldados ateiam fogo e depedram os templos, corria-se o boato que havia grande quantidade de ouro.

Entre 81 e 96 A.D. Mantem-se no tromo Domiciano (DOMINUS ET DEI). Os cristãos são considerados ateus. Entre 98 a 117 A.D.

At "29" A igreja continua. dia 22 de novembro de 2008, em clima de graça e em meio à festa, a Igreja Metodista do Catete inalgura mais uma missão: Bairro de Fátima. Deus é Fiel.












quarta-feira, 15 de julho de 2009

Entre o aprisco e o curral (João 10.1-7)- Bispo Josué Adam Lazier

Encontramos figuras que são utilizadas metaforicamente para indicar a Igreja. Entre elas, a Igreja tem sido identificada como o aprisco onde as ovelhas se encontram, se aquecem e se protegem. No aprisco, considerando a perspectiva bíblico-teológica, as ovelhas conhecem o seu pastor. A figura do aprisco indica mais do que meramente um local onde as ovelhas se abrigam, indica a relação de confiança entre as ovelhas e o pastor. A palavra grega utilizada apresenta este sentido. “Parece ser um quintal na frente da casa, cercado por um muro de pedras que, provavelmente, tinha abrolhos em cima” (1).

Esta figura que indica algo simples e tão familiar ao povo da época é utilizada pelo evangelista João para ilustrar a relação de pastoreio de Jesus para com os discípulos (João 10.1-7). Assim, o autor bíblico descreve esta relação entre pastor e ovelhas.
As ovelhas sabem que o pastor quer o bem delas e sempre que se dirige a elas é para seu bem. As ovelhas não temem o seu pastor, pelo contrário, o respeitam pelo cuidado e pela dedicação que oferece indistintamente a todas elas.

As ovelhas ouvem a voz do seu pastor. Um pastor de ovelhas comentando este texto diz o seguinte: “quando o pastor as chama é com propósito específico; tem em mente o interesse das ovelhas. Não é uma coisa que ele faz só para se divertir ou passar o tempo” (2). Que palavras instigantes deste pastor quando afirma que o pastoreio no contexto do aprisco não é para divertimento do pastor ou passa tempo, mas pelo contrário, é para o bem das ovelhas.

A expressão elas ouvem a sua voz é uma das principais características do relacionamento entre o pastor e suas ovelhas. No versículo 3 é dito que as ovelhas ouvem a voz do pastor. O sentido da palavra é de prestar atenção, entender, aprender, pois a voz é conhecida. No versículo 4 é dito que as ovelhas reconhecem a voz. O sentido do termo utilizado é mais íntimo, expressando relacionamento, reconhecimento e respeito. Assim, as ovelhas seguem o seu pastor.

As ovelhas não seguem o condutor cuja voz não seja reconhecida. É importante destacar que a parábola contada por Jesus está cheia de afetividade e relacionamento pautado no respeito, na dignidade, na valorização, na busca pelo bem estar das ovelhas e cuidado extremo para com as que estão doentes. Não se trata de escutar e sim de conhecer a voz pela vivência.

Na parábola Jesus diz aos discípulos que Ele é a porta das ovelhas. O pastor sempre chega junto às suas ovelhas por esta porta que se abre e que não é arrombada pela força, pela arrogância, pelo desprezo, pela intimidação e pelo desamor daqueles que se utilizam da função do pastor. É o pastor de ovelhas que diz o seguinte para explicar esta relação entre o pastor e suas ovelhas: “não há nenhuma tensão nem violência neste relacionamento com o pastor de minha alma” (3).

O pastor guia as suas ovelhas, cuida de todas elas, vai atrás da que se perdeu, alimenta, protege e as conduz pelos caminhos seguros da vida. O ser pastor exige renúncia, humildade, amor, confiança, perseverança e doação, sem o que não se consegue conduzir as ovelhas.

Se não for segundo a perspectiva do aprisco, a Igreja pode ser identificada pela figura de um curral, lugar onde o gado é reunido para receber o sal, a ração e as marcas dos proprietários. Enquanto a figura do aprisco indica metaforicamente o encontro amoroso do pastor com suas ovelhas, o curral indica o local da “ração” para o gado, ou seja, onde metaforicamente as pessoas ruminam o “sal” ou a “ração” que lhes são oferecidos sem, no entanto, vivenciaram os aspectos que compreendem o aprisco.

O que diferencia a metáfora do aprisco para a do curral, é que nesta o “gado” recebe a ração e depois se dispersa de “cabeça baixa” para as pastagens, enquanto na primeira as ovelhas seguem o pastor pelos campos pulando altivas, como que brincando e “celebrando a vida”. Ou seja, no contexto do curral os membros da igreja são como o gado no curral e não como as ovelhas do aprisco. Isto faz uma grande diferença...

CITAÇÕES:
(1) RIENECKER, F. , ROGERS, C. Chave Lingüística do Novo Testamento Grego. São Paulo, SP: Edições Vida Nova, 1985, p. 178.
(2) KELLER, Phillip. Meditações de um leigo sobre o Bom Pastor e suas ovelhas – da perspectiva de um verdadeiro pastor de ovelhas. São Paulo, SP: Editora Vida, 1981, p. 36.
(3) KELLER, Phillip. Meditações de um leigo sobre o Bom Pastor e suas ovelhas – da perspectiva de um verdadeiro pastor de ovelhas. São Paulo, SP: Editora Vida, 1981, p. 58.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Igreja Metodista de Vila Isabel completa hoje 107 anos

UM PEQUENO HISTÓRICO DA IGREJA METODISTA DE VILA ISABEL

A Igreja Metodista de Vila Isabel teve seu início quando um grupo de operários, membros de duas igrejas da Zona Sul da cidade, foi transferido para o novo bairro de Vila Isabel, em 1898. Como não podiam ir até suas igrejas, começaram a se reunir em suas próprias casas.

Em 15 de junho de 1902, a igreja foi organizada oficialmente, pelo missionário americano Rev. J.L. Kennedy.

Durante vários anos ela se reuniu em casas alugadas, até que em 1910 adquiriu uma primeira propriedade, que foi adaptada para salão de cultos.

Em 1920 foi colocado à venda o grande terreno onde a igreja hoje se localiza. Foi realizada uma grande campanha entre os membros da igreja - todos pobres - e, com a ajuda da Junta de Missões Americana, foi adquirido o referido terreno. Em 1921 foi inaugurada a casa pastoral; em 22 de agosto de 1922, o templo e, em 1924, o Edifício Paroquial, destinado à Escola Dominical e a uma escola primária.

Em 1950, o templo, que já não comportava a congregação, foi reconsagrado ampliado, passando a acolher 450 pessoas sentadas. Também foram construídas novas salas, em sua parte posterior. Em 1965 foi iniciada a construção de um novo edifício, em lugar do antigo Edifício Paroquial. O novo prédio tem salão social, capela, cozinha, 11 amplas salas e um auditório para 200 pessoas sentadas.

Nossas instalações compreendem, ainda, uma quadra de esportes coberta (para vôlei, basquete e futebol de salão), instalações para zeladoria, sanitários e 4 outras salas.

Do trabalho missionário de Vila Isabel surgiram as igrejas de Inhoaíba, Lins, Penha, São João do Meriti e Chiador, no município mineiro que faz divisa com Três Rios e onde algumas famílias de Vila Isabel têm casa. Colaboramos, ainda, no estabelecimento de outras.
NOSSA IGREJA HOJE

A Igreja Metodista de Vila Isabel tem perto de 850 membros, dos quais 2/3 são mulheres.

Para cumprir a sua missão, existem 14 ministérios, nos quais as pessoas voluntariamente se alistam. Funcionam, ainda, a Escola Dominical, o Coral e as Sociedades de Mulheres, de Jovens e de Juvenis.

Os 14 ministérios são: Ação Administrativa, Ação Docente, Ação Social, Comunicação, Esportes, Família/Sociabilidade, Memória da Igreja, Missões e Evangelização, Música, Oração, Reforço Escolar, Santuário, Terceira Idade e Trabalho com Crianças. A Escola Dominical exerce as funções também que seriam do Ministério de Ação Docente e do Ministério do Trabalho com Crianças. As crianças têm trabalhos especiais durante a Escola Dominical e os cultos.

Mantemos uma Congregação no Grajaú e um Ponto de Pregação em casa de família.

Durante a semana temos trabalho com crianças e adolescentes carentes, que jogam futebol, lancham e recebem pequena aula de ensinos bíblicos. Há um curso de reforço escolar, no ensino básico, e classes para educação de adultos. As pessoas de terceira idade reúnem-se semanalmente para confraternização, ginástica e palestras. As sociedades, que congregam grupos específicos por idade ou sexo, reúnem-se regularmente.

Cedemos nossas instalações para reuniões de grupos comunitários, como os Alcoólicos Anônimos, Comedores Compulsivos Anônimos, Neuróticos Anônimos e outros. Mantemos um bazar para venda de roupas usadas.

A quadra de esportes é aberta aos membros da igreja, aos de suas organizações e a convidados.

Em todos os dias da semana há atividades de cunho espiritual.

NOSSO BAIRRO

O bairro onde está a nossa igreja era uma antiga fazenda. Em meados do século XIX foi adquirida por um nobre (na época o Brasil ainda era um reinado), que fez o projeto de urbanização: uma grande avenida, com ruas paralelas e perpendiculares. A avenida em que se situa nosso templo chama-se 28 de Setembro, relembrando a data em que os nascidos de escravos foram considerados livres. O bairro tem o nome de Vila Isabel, em homenagem à Princesa Isabel, filha do imperador D. Pedro II. Ela, na regência do trono, em 1888, declarou extinta a escravidão no Brasil.

Desde que foi planejado, o bairro atraiu comerciantes, moradores de classe média e indústrias. Os operários de uma fábrica de tecidos deram origem à Igreja Metodista de Vila Isabel. Grande parte das antigas residências deu lugar a modernos edifícios de apartamentos.

Vila Isabel é chamada no Rio, e mesmo no restante do Brasil, como a terra do samba, pois aqui viveram poetas e compositores que deixaram muitas músicas de sucesso. Ainda hoje, são comuns as rodas de samba nos bares. No próprio Boulevard 28 de Setembro há, durante o carnaval, um desfile de escolas de samba, uma das quais tem atualmente sua quadra de ensaios ao lado de nossa igreja.

Nos últimos anos, os morros ao redor do bairro passaram a abrigar favelas, havendo, pois, uma população carente de recursos materiais e espirituais, o que nos proporciona um vasto campo de atividades.

Em Vila Isabel existem várias igrejas evangélicas, porém a Igreja Metodista é a maior e a mais antiga de todas, mantendo boas relações com as outras igrejas, com autoridades e os diversos segmentos comunitários.

Uma palavra aos nossos visitantes

A Igreja Metodista de Vila Isabel se alegra imensamente em receber visitantes, pertençam eles a outras igrejas ou não.

Uma das grandes bênçãos de sermos cristãos é a de nos reconhecermos como irmãos e irmãs, qualquer que seja nossa origem ou procedência.

Seja bem-vindo! Nossa igreja recebe você com prazer, amor e alegria. Esperamos que enquanto estiver conosco você possa experimentar nossa amizade.

Que este tempo que passarmos juntos seja lembrado por nós e por você como uma oportunidade de conhecimento e de fraternidade, um tempo em que sentimos a presença de Deus em nossas vidas.

Se você é membro de uma outra igreja, leve a ela a nossa mensagem de fraternidade. E volte quando possível! Se você não pertence a uma comunidade evangélica, fica o convite para estar outras vezes conosco e achegar-se à nossa comunhão.

Pastores da Igreja
Ronan Boechat de Amorim
Adilson Nunes Monteiro
Luciano Pereira Vergara
Rubem Lopes de Almeida.

Igreja Metodista de Vila Isabel
Boulevard 28 de Setembro, 400
20.551-031 – Rio de Janeiro (RJ)
Telefone (21) 2576-7832
www.metodistavilaisabel.org.br

Horários:
Escola Dominical: domingos 10h30min
Cultos: domingos às 9 e às 19h
terças-feiras: 20h
Quintas-feiras, 20h - Reuniões de discipulados

Pastores do Distrito do Catete

Graça e paz!
É importante mantermos os nossos dados em dia e, por isso, vez por outra temos solicitado que cada pastor aponha os seus em um folha com nome e contatos pessoais. São 11 igrejas e 28 pastores (27 ativos, 1 aposentado e sendo 3 nomeados em Ministérios Regionais Específicos). Mas alguns colegas nem sempre podem ir e há também quem jamais apareça.

Assim, eis abaixo uma relação a ser preenchida, corrigida e atualizada. Se alguém que está na lista é novo no Distrito ou você sabe que não tem recebido mensagens nossas, faça o possível para encaminhar-lhe este comunicado, para o incluirmos e ficarmos atualizados. Ao enviar dados, faça-o por e-mail e de modo completo, por favor.

Lista (1) de pastores com as respectivas igrejas ou órgão regional:

1. Antônio Faleiro (Botafogo)
2. Clovis Paradela (Botafogo)
3. Jonas Falleiro Jr. (Copacabana)
4. Gustavo Faleiro (Botafogo)
5. Ilídio Jr. (Tijuca)
6. Jorge Cruz (J. Botânico)
7. Luciano Vergara (V. Isabel)
8. Luiz Daniel (Lins)
9. Marco Antônio Oliveira (Catete)
10. Marcos Ozório (Rocinha)
11. Adilson Monteiro (V. Isabel)
12. Paulo Welte (Pastoral do Bennett)
13. Elias José (Tijuca)
14. Rubem Almeida (V. Isabel/C. Grajaú)
15. Marcelo Carneiro (Coord. do Curso de Teologia)
16. Filipe Mesquita (Catete)
17. Ricardo Lisboa (Catete/P. Miss. B. Fátima)
18. Roberto Rocha (Vidigal)
19. Rodolfo Salvato (Botafogo/P. Miss. Leblon)
20. Ronan Boechat (V. Isabel)
21. Sérgio Ovídio (Catete)
22. Weber Chaves (Copacabana)
23. Josué Vieira do Nascimento (Rocinha)
24. Orlando Amaral (Ipanema)
25. Juracy Monteiro (Aposentado)
26. Francisco Dantas (Sede Regional)
27. Douglas dos Santos Marins (J. Botânico)

Lista (2) de Igrejas e seus pastores (Atenção! Dados carecem de confirmação ou correção):


1. BOTAFOGO - 4 Pastores: Antônio Faleiro Sobrinho, Clóvis Paradela (Urca), Gustavo Faleiro, Rodolfo Salvato (Leblon)

2. CATETE - 4 Pastores: Marco Antônio Oliveira, Filipe Mesquita, Sérgio Ovídio, Ricardo Lisboa (B. Fátima)

3. COPACABANA - 2 Pastores: Weber Chaves e Jonas Falleiro Jr.

4. GAMBOA - 1 Pastor: Paulo César Lima

5. IPANEMA - 1 Pastor: Orlando Amaral

6. J. BOTÂNICO - 2 Pastores: Jorge Cruz e Douglas Marins

7. LINS - 1 Pastor: Luiz Daniel

8. ROCINHA - 2 Pastores: Marcos Ozório e Josué Vieira

9. TIJUCA - 2 Pastores: Elias José e Ilídio Jr.

10. VIDIGAL - 1 Pastor: Roberto Rocha

11. VILA ISABEL - 4 Pastores: Ronan Boechat de Amorim, Adilson Nunes Monteiro, Luciano Pereira Vergara e Rubem Lopes de Almeida (Grajaú)

Sugiro que o Pr. Ronan divulgue no blog do distrito os nomes dos pastores e suas respectivas igrejas (lista 1).

Grato a todos,

Pr. LUCIANO P. VERGARA
Secretário da CODIAM - Distrito do Catete