segunda-feira, 15 de junho de 2009

Igreja Metodista de Vila Isabel completa hoje 107 anos

UM PEQUENO HISTÓRICO DA IGREJA METODISTA DE VILA ISABEL

A Igreja Metodista de Vila Isabel teve seu início quando um grupo de operários, membros de duas igrejas da Zona Sul da cidade, foi transferido para o novo bairro de Vila Isabel, em 1898. Como não podiam ir até suas igrejas, começaram a se reunir em suas próprias casas.

Em 15 de junho de 1902, a igreja foi organizada oficialmente, pelo missionário americano Rev. J.L. Kennedy.

Durante vários anos ela se reuniu em casas alugadas, até que em 1910 adquiriu uma primeira propriedade, que foi adaptada para salão de cultos.

Em 1920 foi colocado à venda o grande terreno onde a igreja hoje se localiza. Foi realizada uma grande campanha entre os membros da igreja - todos pobres - e, com a ajuda da Junta de Missões Americana, foi adquirido o referido terreno. Em 1921 foi inaugurada a casa pastoral; em 22 de agosto de 1922, o templo e, em 1924, o Edifício Paroquial, destinado à Escola Dominical e a uma escola primária.

Em 1950, o templo, que já não comportava a congregação, foi reconsagrado ampliado, passando a acolher 450 pessoas sentadas. Também foram construídas novas salas, em sua parte posterior. Em 1965 foi iniciada a construção de um novo edifício, em lugar do antigo Edifício Paroquial. O novo prédio tem salão social, capela, cozinha, 11 amplas salas e um auditório para 200 pessoas sentadas.

Nossas instalações compreendem, ainda, uma quadra de esportes coberta (para vôlei, basquete e futebol de salão), instalações para zeladoria, sanitários e 4 outras salas.

Do trabalho missionário de Vila Isabel surgiram as igrejas de Inhoaíba, Lins, Penha, São João do Meriti e Chiador, no município mineiro que faz divisa com Três Rios e onde algumas famílias de Vila Isabel têm casa. Colaboramos, ainda, no estabelecimento de outras.
NOSSA IGREJA HOJE

A Igreja Metodista de Vila Isabel tem perto de 850 membros, dos quais 2/3 são mulheres.

Para cumprir a sua missão, existem 14 ministérios, nos quais as pessoas voluntariamente se alistam. Funcionam, ainda, a Escola Dominical, o Coral e as Sociedades de Mulheres, de Jovens e de Juvenis.

Os 14 ministérios são: Ação Administrativa, Ação Docente, Ação Social, Comunicação, Esportes, Família/Sociabilidade, Memória da Igreja, Missões e Evangelização, Música, Oração, Reforço Escolar, Santuário, Terceira Idade e Trabalho com Crianças. A Escola Dominical exerce as funções também que seriam do Ministério de Ação Docente e do Ministério do Trabalho com Crianças. As crianças têm trabalhos especiais durante a Escola Dominical e os cultos.

Mantemos uma Congregação no Grajaú e um Ponto de Pregação em casa de família.

Durante a semana temos trabalho com crianças e adolescentes carentes, que jogam futebol, lancham e recebem pequena aula de ensinos bíblicos. Há um curso de reforço escolar, no ensino básico, e classes para educação de adultos. As pessoas de terceira idade reúnem-se semanalmente para confraternização, ginástica e palestras. As sociedades, que congregam grupos específicos por idade ou sexo, reúnem-se regularmente.

Cedemos nossas instalações para reuniões de grupos comunitários, como os Alcoólicos Anônimos, Comedores Compulsivos Anônimos, Neuróticos Anônimos e outros. Mantemos um bazar para venda de roupas usadas.

A quadra de esportes é aberta aos membros da igreja, aos de suas organizações e a convidados.

Em todos os dias da semana há atividades de cunho espiritual.

NOSSO BAIRRO

O bairro onde está a nossa igreja era uma antiga fazenda. Em meados do século XIX foi adquirida por um nobre (na época o Brasil ainda era um reinado), que fez o projeto de urbanização: uma grande avenida, com ruas paralelas e perpendiculares. A avenida em que se situa nosso templo chama-se 28 de Setembro, relembrando a data em que os nascidos de escravos foram considerados livres. O bairro tem o nome de Vila Isabel, em homenagem à Princesa Isabel, filha do imperador D. Pedro II. Ela, na regência do trono, em 1888, declarou extinta a escravidão no Brasil.

Desde que foi planejado, o bairro atraiu comerciantes, moradores de classe média e indústrias. Os operários de uma fábrica de tecidos deram origem à Igreja Metodista de Vila Isabel. Grande parte das antigas residências deu lugar a modernos edifícios de apartamentos.

Vila Isabel é chamada no Rio, e mesmo no restante do Brasil, como a terra do samba, pois aqui viveram poetas e compositores que deixaram muitas músicas de sucesso. Ainda hoje, são comuns as rodas de samba nos bares. No próprio Boulevard 28 de Setembro há, durante o carnaval, um desfile de escolas de samba, uma das quais tem atualmente sua quadra de ensaios ao lado de nossa igreja.

Nos últimos anos, os morros ao redor do bairro passaram a abrigar favelas, havendo, pois, uma população carente de recursos materiais e espirituais, o que nos proporciona um vasto campo de atividades.

Em Vila Isabel existem várias igrejas evangélicas, porém a Igreja Metodista é a maior e a mais antiga de todas, mantendo boas relações com as outras igrejas, com autoridades e os diversos segmentos comunitários.

Uma palavra aos nossos visitantes

A Igreja Metodista de Vila Isabel se alegra imensamente em receber visitantes, pertençam eles a outras igrejas ou não.

Uma das grandes bênçãos de sermos cristãos é a de nos reconhecermos como irmãos e irmãs, qualquer que seja nossa origem ou procedência.

Seja bem-vindo! Nossa igreja recebe você com prazer, amor e alegria. Esperamos que enquanto estiver conosco você possa experimentar nossa amizade.

Que este tempo que passarmos juntos seja lembrado por nós e por você como uma oportunidade de conhecimento e de fraternidade, um tempo em que sentimos a presença de Deus em nossas vidas.

Se você é membro de uma outra igreja, leve a ela a nossa mensagem de fraternidade. E volte quando possível! Se você não pertence a uma comunidade evangélica, fica o convite para estar outras vezes conosco e achegar-se à nossa comunhão.

Pastores da Igreja
Ronan Boechat de Amorim
Adilson Nunes Monteiro
Luciano Pereira Vergara
Rubem Lopes de Almeida.

Igreja Metodista de Vila Isabel
Boulevard 28 de Setembro, 400
20.551-031 – Rio de Janeiro (RJ)
Telefone (21) 2576-7832
www.metodistavilaisabel.org.br

Horários:
Escola Dominical: domingos 10h30min
Cultos: domingos às 9 e às 19h
terças-feiras: 20h
Quintas-feiras, 20h - Reuniões de discipulados

Nenhum comentário: