sábado, 12 de abril de 2008

Por que evangelizar? Doze sinais e compromissos que valem a pena ser lembrados.

Pr. Ronan Boechat de Amorim

Nós cristãos metodistas cremos, tal como está no Plano para a Vida e Missão da Igreja, que a Missão de Deus no mundo é instaurar o seu Reino, ou seja, o mundo novo de paz, justiça. Cremos também que a Igreja participa da Missão de Deus através da tarefa da Evangelização.

Dito isto, por que evangelizar?

1) É um gesto e um compromisso concreto de gratidão ao Senhor Jesus por tudo que Ele fez e por tudo que Ele é na nossa vida. De graça recebemos... degraça devemos repartir o amor de Deus. Nossa gratidão a Jesus nos leva a participar da Obra dele no mundo.

2) É um gesto e um compromisso de imitação de Jesus. Pois se queremos ser parecido com ele, devemos tê-lo como nosso modelo e sua vida como nosso parâmetro. E procurarmos orar como Ele orava, amar como Ele amava, e evangelizar como Ele evangelizava... Quem não evangeliza e sente paixão missionária tal como Jesus não pode ser como Ele...

3) É um ato de consagração. Fomos salvos pelo Senhor Jesus e agora somos filhos e filhas de Deus, povo do Senhor. Nossas vidas estão em suas mãos. A nossa consagração ao Senhor pode ser medida pela obediência e pelo amor com que servimos a Ele. Evangelizar é um dos sinais concretos da vida de pessoa santificada ou que quer santificar-se, ou seja, dedicar-se ao Senhor, separar-se para ele, servi-lo com amor, alegria e lealdade. Só é capaz de dar-se à causa da Evangelização quem antes deu-se integralmente à Deus.

4) É um privilégio da Igreja e de cada cristão participar da Missão de Deus de estabelecer em nosso mundo o seu Reino e tudo de bom que ele significa;

5) É uma coisa natural para o cristão falar e repartir o amor de Deus para as pessoas, pois esse amor está presente em sua vida e transborda pelas suas palavras, atitudes, escolhas, compromissos e testemunho;

6) É um ato de amor, pois cremos que Jesus é o Caminho para a Vi-da abundante e eterna, a Verdade que nos liberta de tudo quanto é fal-so e mentiroso (ilusão, ideologia, idolatria, manipulação, dominação, mediocridade, racismo, machismo, preconceitos, etc) e a Vida, a fonte de vida, da vida com qualidade, dignidade, justiça, sentido, cor e sabor.
É o compromisso de amar e cuidar daqueles que estão ao nosso redor, mais particularmente daqueles que mais sofrem, os que ninguém quer, os que não têm voz e vez, os que são “invisíveis” para o mercado e o poder público.

7) É um exercício de cidadania, pois o Evangelho liberta as pessoas de tudo quanto é tipo de opressão e relações opressivas, recuperando na vida das pessoas o amor próprio, o amor pelas demais pessoas, o amor pelo meio ambiente, o respeito e o engajamento nas causas ecológicas, humanas, solidárias, etc. O Evangelho torna as pessoas melhores! Reconciliar as pessoas com Deus é reconciliá-las:
- com o outro (o próximo, o deconhecido, o inimigo, o de outra etnia, o de outra nacionalidade, o que sofre, etc),
- com o meio ambiente (com a fauna, a flora, a floresta, a camada de ozônio, os rios, os oceanos, os Pólos, com o clima...)
- consigo mesmo (e aqui fica a esperança de gente mais madura, centrada, equilibrada que não necessite mais de drogas, remédios pra dormir, beber para esquecer da vida que tem, ideologias alienantes para ser feliz e encarar a própria vida com suas dores e delícias que fazem parte da vida de cada um).

8) É parte de uma batalha espiritual que afirma o amor, a vida, a solidariedade num mundo tenebroso construído sobre os pilares da injustiça e da opressão e ao mesmo tempo vítima e aliado do poder do Diabo que veio para matar, roubar e destruir. A luz destrói as trevas!!! As portas do inferno não prevalecerão, não ficarão de pé, diante do avanço missionário da Igreja, do testemunho do Evangelho e do amor de Deus.

9) É a experiência de superação da mediocridade em que vivemos, seja em relação a nós e nossos sonhos e nosso trabalho, seja em relação a quem somos e as relações que estabelecemos com outras pessoas e o desafio de ampliar esses relacionamentos fraternos e de aprofundá-los afetiva e fraternalmente.

10) É um exercício escatológico: A Evangelização sinaliza o Reino e a plenitude do Reino destrói o pecado, a morte e o Diabo! (Ap 20:10; Ap 20:14; Ap 21:4). Jesus só voltará depois que todos ouvirem o Evangelho (Mt 24:14; Mc 13:10). "Apressamos" o dia da volta do Senhor não apenas quando oramos "venha o teu Reino" na oraçãodo Pai nosso, mas também quando evangelizamos.

11) Porque é recompensador e delicioso ver a transformação de vida, caráter e até na aparência que Deus através de seu Espírito Santo opera na vida das pessoas que se abrem ao seu amor aceitando a Jesus como Deus, Senhor e Salvador.

12) E como se não bastasse todos os desafios e bênção acima mencionados, devemos evangelizar porque a evangelização é uma ordem de Jesus. A Evangelização é uma ordem de Jesus à sua Igreja e a cada cristão (Mc 16:15). Deus nos chama, capacita e envia. Recebemos poder do Espírito Santo para sermos testemunhas do Evangelho e do amor de Deus (At 1:8).


Nada pode e deve substituir o evangelismo pessoal, pois você é uma testemunha, ou seja, uma prova viva, do amor de Deus, da salvação de Deus e do que Deus pode fazer na vida de uma pessoa.

Não cesse de falar do amor de Deus na sua vida e do que Ele fez e faz na sua vida.

Nenhum comentário: